quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como Eu vou ser mais Feliz em 2014

Depois de muiiiitoooosss meses a acompanhar blogs sobre organização, finanças, minimalismo,... eis que tomei a decisão de me focar em algumas ações que já começaram a dar frutos muitos positivos na minha vida.
Em 2014 quero caminhar mais de acordo comigo própria, ao meu próprio ritmo.
Sou muito mais feliz assim!
Para me encontrar comigo preciso de desconstruir alguns comportamento que não me fazem bem e implementar conscientemente novos hábitos, novas rotinas e ações, estas sim, que contribuem para o meu bem estar.

1 - Ficar um ano sem compras, de novembro 2013 a outubro 2014!
Nos últimos tempos, e obviamente impulsionada pela crise, tenho reduzido em muito as minhas compras.
No entanto, sempre que podia, lá ia eu toda contente fazer umas comprinhas. Há sempre algo que necessito!
Agora decidi que, mesmo tendo um dinheirinho, não vou utilizá-lo para comprar bens desnecessário. Vou usá-lo para alimentar o meu sonho!
Durante os próximos tempos as minhas compras resumem-se a bens essenciais, como:
- Alimentos, ponderados os preços para garantir uma alimentação, o mais possível, natural, saudável e económica;
- Alguns doces, ainda é o meu vicio e não passo sem! Não creio que consiga deixar... O foco vai ser na redução da quantidade.
- Utensílios ou vestuários que que necessitem ser substituídos ou reparados, por se encontrarem no seu fim de vida útil, ou danificados;
- Produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, ponderados os preços e procurando cada, vez mais, produtos naturais e sustentáveis;
- Roupas e calçado para minha filha Inês, ponderado o preço e sua absoluta necessidade;
- Presentes de aniversário e Natal, preferencialmente em dinheiro, para poucas pessoas mais chegadas;
- Alimentos para os nossos animais domésticos a gata, a galinha e o galo.

2 - Fazer destralhamentos, um fim de semana por mês de 10% da tralha fora
Em outubro fiz um enorme destralhamento em casa.
Em 2 semanas reduzi 20% da tralha.
A casa ficou mais leve e agradável. E possibilitou que entrassem novas coisas lá em casa, que estão mais de acordo com as minhas necessidades.
Agora, a casa encontra-se novamente a precisar de um novo destralhe. É impressionante a rapidez com que a tralha invade o espaço!
Um fim de semana por mês teremos a brigada anti tralha lá em casa!

3 - Focar-me nas coisas boas da minha vida, escrevendo "O melhor do meu dia"
Na verdade, este processo já teve inicio. Contudo, desejo implementar o hábito de fazer esta atividade diariamente.
Como li aqui, vou anotar num caderninho diário "O melhor do meu dia!"
- Dar importância e alegrar-me com as pequenas coisas lindas que a natureza me oferece.
- Valorizar cada dia apenas por existir
- Valorizar a minha vida
- Edificar as pessoas
- Valorizar os amigos, em particular as minhas queridas Amigas!
Dizem os entendidos que as relações de amizade são fundamentais para seremos felizes!
E ainda tenho tanto para cresce aqui...

4 - Alimentar a minha poupança com pelo menos 10% do valor que recebo
Só há poucos meses, quando comecei a ler sobre educação financeira é que percebi o quando era inculta numa área tão importante.
Na altura em que comecei a trabalhar desconhecia totalmente o assunto e tinha a ilusão de que a vida se organizaria por ela própria trazendo-me a tão sonhada prosperidade.
Ledo engano!
Hoje, passados 14 anos, caminho a passos pequenos e firmes rumo à sustentabilidade económica.
Agora que já sei, quero aprender mais, poupar mais e investir mais.
Com esta poupança sinto-me mais tranquila relativamente ao futuro. Tanto ao meu, como ao da minha filha! E caso me surja alguma oportunidade poderei aproveitá-la!

5 - Aumentar a minha produtividade, registando e fazendo as 3 MIT diariamente
Este é talvez um dos meus maiores desafios. Já tentei, tem passado por altos e baixos.
Neste momento desejo comprometer-me apenas com um dos passos do método ZTD, de Leo Babauta, que é escolher as MIT (aqui) , que são as tarefas mais importantes do dia e fazê-las.
Durante um tempo fiz e com ótimo resultado. Andava animada com o trabalho, conseguia fazer o que me propunha e via os projetos a avançarem.
Depois, já não sei porquê, desmotivei. Deixei de planificar as MIT e consequentemente, deixei de as fazer.
Para me motivar é importante que, no dia anterior, deixe as tarefas registadas. E que no próprio dia, a primeira coisa a fazer assim que chegue ao trabalho, é a planificação das MIT e fazê-las de imediato.

6 - Mais saúde, reduzindo a quantidade de alimentos ingerido e de doces (ui!)
É um dos meus maiores desejos e também aquele onde me sinto mais vulnerável.
- Alimentação
Sou um bocado alarve, como muito!
Gostaria muito de iniciar uma dieta mais saudável, principalmente reduzir os doces, que me fazem tão mal... E comer menos quantidade de alimentos.
Estes são os dois factores que mais contribuem para o meu bem estar físico e fisiológico.
- Mexer o corpo
Depois, claro, implementar uma prática desportiva regular.
Pode ser ginástica, dança ou meditações ativas! Vou ver o que consigo fazer durante o ano 2014.
- Manter o meu nível energético elevado
Isto é o mais fácil, porque amo, dá-me prazer e sinto-me tão bem! Mesmo assim, às vezes não faço!
Atividade como Reiki, meditação, constelações sistémicas, atividades de autodesenvolvimento.
Fazer tudo aquilo que me dá prazer e me faz feliz!

7 - Iniciar a concretização do meu sonho, criando um espaço criativo, escrevendo e ilustrando-o
Apenas há alguns anos atrás redescobri que posso sonhar! E isso é bom, desejável e útil, para nos sentirmos bem e nos auto motivarmos.
Aprendi também que a concretização dos meus sonhos depende exclusivamente de mim!
Percebi que gosto de coisas que desconhecia sequer que existissem, ou que estivessem ao meu alcance.
Descobri que não sou a pessoa que eu pensava que era e que, hoje, apropriada mais um pouco de mim, continuo ainda à minha procura.
Tenho um grande sonho, O Meu Sonho!
O meu sonho é morar no campo, em comunidade, numa convivência de partilha, respeito e empenho pela integridade, expansão da consciência e pelo crescimento humano.
Por vezes desmotivo e acho que não vou chegar a viver em consciência.
Mas outras vezes, encho o peito e sinto a coragem de caminhar rumo à vivência desejada.
Todos os pontos acima indicados, conduzem-me para o encontro com o meu sonho.
Na verdade, é o meu sonho que me motiva para as ações com as quais me comprometo.
Sonho com uma vida mais despojada e natural, menos dependente de consumos materiais, com prosperidade e cujas ações são direcionadas para a sustentabilidade.
Em concreto, o meu compromisso aqui é responder às perguntas:
Onde é que estou hoje? Onde é que eu quero estar daqui a 2 anos, daqui a 5 anos e daqui a 10 anos?
Escrever, com todos os detalhes, o meu sonho e acrescentar desenho ou imagens bem criativas para me inspirar.

8 - Caminhar a um ritmo slowacordar às 7 horas diariamente
Inspirada inicialmente por este blog percebi que sou muito mais feliz quando estou num ritmo mais lento.
Por isso, este vai ser o meu lema para 2014 "Ana Margarida, go slowly!"
Até para mim, que não falo inglês, esta frase soa muito melhor em inglês, não é? Em português parece que estamos a ser demorados, preguiçosos... parece assim algo depreciativo... Mas porquê?
Um ritmo mais calmo é muito mais agradável! Eu sinto-me mais feliz, mais saudável, mais viva e criativa.
Uma das coisas que necessito é de me levantar um pouquinho mais cedo. Por volta das 7 horas.
Isto permite-me desfrutar de um ritmo mais calmo logo de manhã.
Estava a conseguir, aproveitando a mudança da hora... Vale a pena o esforço!

Estes pontos representam, no fundo, a expressão do meu compromisso comigo e com o caminho para uma vida mais plena e feliz que desejo manter em 2014.
E para já vou treinando, pois a vida é contínua e assim já vou no ritmo que quero em 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário